Universidade distingue Luís Valente de Oliveira

24 de Março de 2012

Luís Valente de Oliveira, presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da U.Porto, foi distinguido no passado dia 22 de março (Dia da Universidade) com a primeira edição da Medalha de Mérito da Universidade do Porto.

Através desta distinção, a U.Porto reconhece o trabalho desenvolvido por Valente de Oliveira à frente da comissão que planeou e realizou os mais de 30 eventos que, ao longo de 2011 e 2012, celebraram o Centenário da U.Porto um pouco por toda a cidade. “Soube imprimir às comemorações do centenário muitas das suas qualidades humanas e intelectuais, como a dedicação, a liderança, a inteligência e a capacidade empreendedora que todos lhe reconhecem”, vincou o reitor da U.Porto, no seu discurso do Dia da Universidade.

Natural de São João da Madeira (1937), Luís Valente de Oliveira licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), instituição onde viria a doutorar-se e a construir uma carreira como docente (catedrático desde 1980) especializado em planeamento dos transportes, do território e do desenvolvimento regional. Pelo meio, diplomou-se em Planeamento Regional no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda (1969) e alcançou o grau de Master of Science em Transportes pelo Imperial College da Universidade de Londres (1971).

Paralelamente à carreira académica, Valente de Oliveira construiu um notável percurso político. No currículo conta com passagens pelos cargos de ministro da Educação e Investigação Científica (1978-1979), presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (1979-1985), ministro do Planeamento e Administração do Território (1985-1995) e ministro das Obras Públicas e Transportes (2002-2003).

Autor de vários artigos e livros sobre temas relacionados com a sua experiência académica e política, Luís Valente de Oliveira é atualmente vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), administrador não executivo da Parque Expo e membro da Academia de Engenharia.