Universidade do Porto navega na Regata de Barcos Rabelos

17 de Junho de 2011

A Universidade do Porto prepara-se para participar pela primeira vez na Regata de Barcos Rabelos, naquela que é uma rara oportunidade de ver uma instituição não produtora de vinhos nesta competição. É já no próximo dia 24 de Junho que edição de 2011 da Regata de Barcos Rabelos parte - às 17h30 - do “Bico de Cabedelo”, em Vila Nova de Gaia, terminado na Ribeira do Porto, em frente às caves Sandeman.

A entrada da U.Porto nesta iniciativa assinala o Centenário da instituição numa parceria com a Dow´s Port, que cede o barco com que a equipa da Universidade vai partipar. Esta é também uma forma de diferente de comemorar a classificação máxima de cem pontos atribuídos, em 2010, ao Vinho do Porto Vintage 2007 (Dow´s) pela revista Wine Spectator.

A participação da U.Porto na regata só é possível após a condecoração, no início deste ano, como Membro da Confraria do Vinho do Porto. Num ano em que também se comemora os cem anos do feriado de São João, santo padroeiro da cidade, a participação da U.Porto na regata tem também um simbolismo histórico.

Na verdade, o antecedente mais remoto da Universidade do Porto está ligado intrinsecamente ao Vinho do Porto. A Aula de Náutica só foi promulgada em 1762 após um pedido especial de 35 dos principais comerciantes da cidade à Coroa para a construção de duas fragatas de guerra que teriam como função escoltar os navios mercantes que saíam pela barra do Porto. A Aula era dirigida pela Junta Administrativa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. No início da comercialização do vinho criou-se mesmo um imposto para sustentar a construção da Academia Real.