Universidade promove visitas guiadas pela História do Porto

12 de Maio de 2011

Como forma de levar as comemorações do Centenário a toda a população, a Universidade do Porto promove, a partir do próximo dia 28 de Maio, um programa de visitas guiadas a um conjunto de edifícios e espaços que marcam a história da Universidade e de toda a cidade.

Cruzando praças, monumentos, subterrâneos, muralhas, a Universidade e outras instituições históricas que o Porto conheceu até aos nossos dias, esta iniciativa engloba um total de oito visitas (ver programa) a decorrer mensalmente (com excepção de Julho e Agosto), sempre ao sábado, até 31 de Março de 2012. A orientá-las estará Joel Cleto, historiador e mestre pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

A primeira visita, agendada para dia 28 de Maio, levará os participantes numa viagem no tempo até ao Campo do Olival, sobre o qual se ergue hoje a zona da Cordoaria, seguida de uma visita ao edifício da Reitoria da U.Porto. Mas há mais. A 25 de Junho, na ressaca das celebrações do S. João, passeia-se de Miragaia à Ribeira e desta à Sé, num percurso evocativo dos santos padroeiros do Porto. Ainda em 2011, há tempo para conhecer as antigas portas e muralhas do Porto (24 de Setembro); uma descida ao Porto Subterrâneo com passagem pela nascente da água que brota na fonte dos "Leões" (29 de Outubro);ou revisitar a ligação do infante D. Henrique à cidade, percurso que contempla os Paços do Concelho, a estação de S. Bento e a Casa do Infante (26 de Novembro).

Já em 2012, a 28 de Janeiro, o Cerco do Porto vai ser pretexto para uma primeira viagem pela Invicta, entre a igreja dos Grilos e a igreja da Lapa (onde se guarda o coração de Pedro IV). Já depois de desvendar o Burgo dos Mercadores (Rua dos Mercadores ao Palácio da Bolsa e desta ao edifício da Alfândega Nova) a 25 de Fevereiro, o programa culmina a 31 de Março, no Porto dos Judeus, história impressa nas Escadas da Sinagoga e na Monte dos Judeus até à actual Sinagoga do Porto.

As visitas começam sempre às 10 da manhã. Para a comunidade académica custam 5 euros; para pessoas exteriores à U. Porto o custo de participação é de 8 euros/visita. Mais informações/inscrições através do e-mail mgabriel@reit.up.pt ou do telefone 22 040 81 95.

FLYER