Centenário une gerações de Antigos Estudantes em festa

14 de Setembro de 2011

Ao longo dos seus 100 anos de vida, a Universidade do Porto formou e viu crescer centenas de milhares de estudantes. Agora, e no ano em que celebra o seu Centenário, é a pensar neles que a instituição promove o Encontro/Festa dos Antigos Estudantes da U.Porto, o evento que, no próximo dia 30 de setembro, pretende reunir e dar a várias gerações de alumni da Universidade a oportunidade de reviverem a experiência universitária, tendo como pano de fundo o edifício e área circundante da Reitoria (Praça Gomes Teixeira).

Encontrar amigos “perdidos”, rever as salas de aulas de um edifício que já albergou muitas das faculdades da U.Porto ou revisitar o "Piolho" e outros espaços emblemáticos da vida académica portuense são alguns dos aperitivos deste encontro especial. Para ajudar à festa, várias tunas e grupos musicais da Universidade vão contribuir com as suas atuações e todos os museus do edifício da Reitoria estarão abertos até à meia-noite.

O Encontro tem início às 18h30 com a concentração dos alumni no edifício da Reitoria. Arranca então um conjunto de atividades (ver programa abaixo) que tem como pontos altos a sessão de receção no Salão Nobre da Reitoria (com a presença do Reitor da U.Porto), um jantar convívio e a homenagem a um Antigo Estudante da U.Porto.

A festa segue depois para o – também - centenário Café Âncora D'Ouro (por todos conhecido como “Piolho”), local de estudo e de diversão para várias gerações de universitários do Porto. Aí, e novamente ao som da música académica, vai ser descerrada uma placa comemorativa, em homenagem aos cafés académicos da cidade.

Todos os alumni da Universidade do Porto estão convidados a participar neste Encontro/Festa. A participação é gratuita em todos os momentos do encontro, com exceção do jantar (27 euros / pessoa).

Os interessados devem inscrever-se junto do Gabinete do Antigo Estudante da U.Porto, através do e-mail alumni@reit.up.pt ou do telefone 220408170.

Local: Edifício da Reitoria

18h30    Concentração junto à entrada da Reitoria (Átrio principal)

Atuação de tunas

19h30    Atuação dos grupos do Orfeão Universitário do Porto (Salão Nobre)