Dois séculos de ensino da Ciência no Porto em exposição no Museu Soares dos Reis

15 de Maio de 2011

São objectos ligados às mais variadas áreas do saber científico, alguns com mais de 200 anos de vida, e passaram pelas mãos de nomes incontornáveis da Ciência nacional. A partir do próximo dia 18 de Maio, é através deles que seremos encaminhados ao longo de "Dois Séculos: Instrumentos Científicos na História da Universidade do Porto", título da exposição que a U.Porto leva ao Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), no âmbito das comemorações do Centenário.

Construída a partir de peças do século XIX e inícios do século XX pertencentes ao espólio do Museu de Ciência da U.Porto e da Faculdade de Ciências, esta exposição oferece uma oportunidade rara de revisitar a história do ensino e da investigação científico na cidade do Porto. Isto num caminho que abrange as instituições que antecederam a Universidade - Aulas de Náutica, Desenho e Matemática da Real Academia de Marinha e Comércio (1803-1837); e Gabinetes de Física, de Química e de História Natural da Academia Politécnica (1837-1911) - e se projecta até aos Laboratórios de Física, de Química, Mineralógico e Geológico da actual Faculdade de Ciências, fundada em 1911.

Do pêndulo de segundos, o objecto mais velho em exposição (1798),à Máquina de Calcular “Millionaire”, que pesa cerca de 40 quilos , passando pelo Fonógrafo de Edison, adquirido em 1878 por sessenta e tal mil reis” depois de ter feito furor na Exposição Internacional de Paris, são muitas as pequenas histórias que compõem a grande história do ensino técnico ministrado nas instituições que antecederam a Faculdade de Ciências e o que se realizou nas primeiras décadas de vida desta escola. Para a sua reinião, contribuiu decisivamente a dedicação de professores que, ao longo dos tempos, foram preservando e conservando os instrumentos, permitindo que estes chegassem à actualidade.

Para além do valor museológico e da respectiva raridade, mesmo a nível internacional, estes aparelhos são instrumentos didácticos que permitem ter uma ideia de como se solucionavam determinadas questões e da sua eficácia e inovação em diversos contextos históricos e científicos. Vai ser também possível avaliar alguns objectos modernos, possibilitando um exercício de comparação.

A inauguração de "Dois Séculos: Instrumentos Científicos na História da Universidade do Porto" está marcada para as 11h30 do dia 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus), e contará com a presença do comissário da exposição, Luís Miguel Bernardo, da directora do MNSR, Maria João Vasconcelos, e de Luís Valente de Oliveira, Presidente das Comemorações do Centenário. Logo após a inauguração, a exposição será um dos pontos de passagem de um Pedipaper preparado para um público alvo dos 7 aos 12 anos, com a colaboração do Museu da Ciência e da Faculdade de Engenharia da U.Porto, e do programa Ciência Viva. A participação exige inscrição prévia através do telefone 223 393 770 ou do e-mail mnsr@imc-ip.pt

Depois deste momento inaugural, a mostra estará patente até dia 30 de Outubro, de terça-feira a domingo, na sala de exposições temporárias do Museu Nacional Soares dos Reis.