O Porto "descobre" Darwin pela primeira vez

03 de Fevereiro de 2011

Foi inaugurada, no passado dia 1 de Fevereiro, na Casa Andresen, a exposição internacional “A evolução de Darwin”, evento inaugural do programa de comemorações do Centenário da Universidade do Porto.

Reunindo diversas personalidades da vida da cidade e do país e muitos convidados que não quiseram perder a oportunidade de conhecer os espaços da renovada Casa Andresen, a abertura da exposição (ver + IMAGENS) contou com a presença do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e do Presidente da Fundação Gulbenkian, Rui Vilar (ver VÍDEOS). A estes juntou-se o trineto de Charles Darwin, Randal Keynes, que foi distinguido com a medalha de Cidadão Honorário do “Porto Cidade da Ciência”.

Patente pela primeira vez no Porto, “A evolução de Darwin” conta-nos, passo a passo, a histórica volta ao mundo de Charles Darwin a bordo do navio HMS Beagle e as principais provas captadas pelo cientista britânico. As provas científicas retiradas durante a viagem ajudaram Darwin a formular a Teoria da Evolução, base de toda a Biologia moderna.

Patente até 17 de Julho de 2011, a exposição é composta por materiais vindos de várias instituições de relevo como o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid ou a Fundação Calouste Gulbenkian. A esta mostra junta-se o vasto legado do Museu de História Natural da U.Porto. Os visitantes terão ainda a oportunidade de passear pela renovada Casa Andresen, edifício histórico da cidade, intrinsecamente ligado à escrita de dois vultos da literatura portuguesa do século XX, Sophia de Mello Breyner e Ruben A.

Para dinamizar a exposição, a Universidade do Porto criou um programa educativo dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário e, paralelamente a esta iniciativa, decorrerão semanalmente outras actividades, organizadas para um público de todas as idades, nas quais se incluem workshops, palestras, música, teatro e oficinas práticas.

Comissariada por José Feijó (Fundação Gulbenkian) e Nuno Ferrand (Universidade do Porto), “A evolução de Darwin” está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e ao fim-de-semana das 10 às 19 horas. O preço de entrada é de 4 euros (adultos) estando previstos descontos para grupos e para os membros da comunidade U.Porto (50%). As crianças (menores de 12) têm entrada gratuita.

Mais informações em http://expodarwin.up.pt.