Novo Pavilhão da U.Porto abre em abril

22 de Março de 2012

A partir do próximo mês de abril, todos os estudantes da Universidade do Porto vão passar a usufruir do novo Pavilhão Desportivo Luís Falcão. A nova estrutura desportiva da U.Porto, situada no pólo da Asprela (junto à Faculdade de Engenharia), foi inaugurada no passado dia 22 de março, Dia da Universidade.

Durante a cerimónia, o reitor da U.Porto destacou a importância do novo pavilhão para todos os estudantes da Universidade. “A prática desportiva é importante na formação dos estudantes (…) Com estas novas infraestruturas deixa de haver desculpas para não se praticar desporto na U.Porto”, realçou José Marques dos Santos, antes de vincar a vontade da instituição em "investir na recuperação de todo o espaço desportivo universitário".

Presente na cerimónia, a família de Luís Falcão agradeceu a escolha do nome do pavilhão, resultado da homenagem a um  dos principais impulsionadores do desenvolvimento do desporto universitário no Porto. Luís Falcão (1928 – 2008) participou no processo que conduziu à construção do estádio universitário e foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Superior de Educação Física (ISEF) da U.Porto, génese da atual FADEUP.

A inauguração do pavilhão, que contou com a presença de Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto, e Bruno Barracosa, presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, envolveu ainda o descerramento de uma placa e uma visita guiada pelas instalações. A sessão culminou com uma demonstração desportiva protagonizada por atletas estudantes da U.Porto.

Recorde-se que a construção do pavilhão implicou um investimento de 700 mil euros (500 mil com apoios comunitários do QREN e 200 mil suportados pela Universidade do Porto). A partir de abril, a estrutura vai funcionar todos os dias, das 10h00 às 24h00, ficando gestão a cargo do Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto (GADUP).