Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
RSS  RSS

O Centenário à descoberta de Armanda Passos

  Partilhar
12 de Setembro de 2011

O historiador e crítico de arte José-Augusto França elogia-lhe “o malicioso bom gosto de intitular as suas telas só pelo que fisicamente são, a óleo". Luís de Moura Sobral, professor de história de arte, deixou-se "fascinar" pela sua “constante fidelidade" à pintura e à temática da “figura feminina". A mesma figura da qual surgem "ornitorrincos incompletos” “por partenogénese e gametócitos”, ou não estivéssemos "em pleno reino animal", lembra o cientista Manuel Sobrinho Simões. As três visões têm em comum a obra de Armanda Passos e, ao longo do segundo semestre de 2011, vão cruzar-se nas duas exposições que a U.Porto dedica a uma das mais destacadas artistas plásticas contemporâneas portuguesas, tendo como pano de fundo as comemorações do Centenário da Universidade.
 
É já no próximo dia 22 de Setembro que a Casa Andresen do Jardim Botânico do Porto apresenta a primeira e maior destas exposições, intitulada “RESERVAS”. Incidindo na obra a óleo sobre tela de Armanda Passos, esta exposição resulta de uma seleção criteriosa onde a arte se funde com o espaço da Galeria da Biodiversidade. É nessa “Reserva Plástica” que o visitante vai encontrar “desde uma seleção intencional de espécies extintas/distintas ou porventura nunca existentes: cápsulas para biologias, observações de origem, continuidades humanas, vestígios de anatomias e comportamentos animais”, antecipa Fabíola Valença, comissária da exposição.
 
A exposição será oficialmente inaugurada às 21h30 do dia 22 de Setembro, numa sessão que coincide com a apresentação do livro “Armanda Passos Centenário U.P. – Uma Retrospetiva”. Nele se lança um olhar à obra da artista a partir das reflexões de José-Augusto França, de Manuel Sobrinho Simões e de Luís de Moura Sobral, autor de um extenso estudo científico sobre a obra de Armanda Passos. A apresentação da obra cabe a Raquel Henriques da Silva, professora da Universidade Nova de Lisboa. Depois deste primeiro momento, a “Reserva” abre-se ao público de 23 de Setembro a 6 de Novembro de 2011, com entrada livre.
 
Já no mês de Outubro, dia 21, é inaugurada no edifício da Reitoria da U.Porto a exposição “OBRA GRÁFICA”, centrada na obra de impressão gráfica sobre papel que Armanda Passos desenvolveu desde os tempos de estudante na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), até à década de 90. Nela se reunirá cerca de 90 desses trabalhos, incluindo gravuras, serigrafias e matrizes a tinta-da-china.
 
A exposição vai estar aberta ao público de 24 de Outubro a 31 de Dezembro e será também de entrada livre.
 
Completa-se assim o que Luís Valente de Oliveira, Presidente da Comissão de Comemorações do Centenário da U.Porto, preconiza como “uma oportunidade rara para apreciar uma obra tão vasta e multi-facetada”. Por isso mesmo, e paralelamente às duas exposições, será dinamizado um programa de atividades pedagógicas que permitirão ao visitante contextualizar-se no universo artístico de Armanda Passos. Liderado por uma equipa de doutorandos e mestrandos em História da Arte Portuguesa da FLUP, este ciclo integra workshops, visitas guiadas, sessões de leitura, entre outros eventos a ter lugar na Casa Andresen/Jardim Botânico do Porto e no Edifício da Reitoria.
 
Sobre Armanda Passos
Natural do Peso da Régua, Armanda Passos (1944 - ) licenciou-se em Artes Plásticas na ESBAP (antecessora da atual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e expõe regularmente desde 1976. Alvo de múltiplas distinções ao longo da carreira, representou Portugal em vários certames internacionais. Participou ainda em inúmeras exposições nacionais e internacionais, sendo que vários dos seus trabalhos integram coleções de prestigiadas instituições públicas e relevantes coleções privadas. Ver biografia completa aqui.
 
Para mais informações sobre o programa de comemorações do Centenário da Universidade do Porto, consultar o Porta ldo Centenário em http://centenario.up.pt/.
 
Imagem: Óleo sobre tela; Sem título (pormenor)


 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado