Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Criação do Centro Universitário do Porto

  Partilhar
1942

“O Centro procurou fazer ressurgir o espírito de corporação característico das antigas universidades que ligaria mestres e alunos; foi constituído como agremiação puramente académica com a colaboração de elementos do corpo docente cuja missão seria auxiliar os estudantes nas suas aspirações e estabelecer uma relação mais íntima entre professores e estudantes” (excerto do discurso de Domingos Rosas da Silva, primeiro director do Centro Universitário do Porto, na sessão comemorativa do 10º aniversário do C.U.P. In O Comércio do Porto, 31 de Janeiro de 1952).

 

 

Desde cedo que a Universidade do Porto contou com organismos de apoio aos estudantes, quer do ponto de vista sócio-económico, quer de outras formas. Neste contexto, os antecedentes dos actuais Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP) datam de Abril de 1939, ano em que surgiu o Centro Escolar nº 5 da Ala do Porto da Mocidade Portuguesa. Foi, porém, a partir da inauguração do Centro Universitário do Porto, em 1942, que esta realidade se tornou mais efectiva.

 

Criado por acção do Prof. Domingos Rosas da Silva, o C.U.P. foi instalado na Rua da Boa Hora, nº 18 com o objectivo de fomentar a cooperação entre professores e estudantes afectos à Mocidade Portuguesa. Por força desta vinculação – que se manteve até Janeiro de 1959, quando o Centro foi oficialmente integrado como órgão da U.Porto - impunha-se como “princípios fundamentais a que todos os agremiados deviam submeter-se: a moral cristã, o espírito da boa e leal camaradagem e o respeito pelos valores hierárquicos”. Ainda assim eram “respeitadas todas as convicções sinceras, desde que não ofendessem nem os princípios da moral cristã nem as bases nacionalistas da M.P”, lembraria Rosas da Silva uns anos mais tarde

 

As actividades do Centro abarcaram vertentes diversas ao longo dos anos, desde a desportiva (iniciada em 1942 por acção da secção de Educação Física que, em 1949, daria origem ao Centro Desportivo Universitário do Porto - C.D.U.P) a uma série de acções de cariz social. A criação e gestão de cantinas, residências estudantis, serviços médicos e iniciativas de carácter cultural, como a edição do jornal Centro e a Rádio Centro, são alguns dos exemplos mais significativos que, ainda hoje, têm continuidade.

 

Em termos estruturais o C.U.P. permaneceu activo até 1980 (apesar de a sua extinção só ter ficado legalmente estabelecida em 1983), ano em que foi incorporado nos Serviços Sociais da Universidade do Porto (SSUP). Em 1996, os reformulados Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP) assumem o estatuto de unidade orgânica da U.Porto.


Actualmente, os SASUP desenvolvem uma actividade alargada ao nível do apoio aos estudantes da U.Porto, que se faz sentir em campos tão diferenciados como o alojamento, a alimentação, o desporto (através do Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto), o apoio médico e a atribuição de bolsas de estudo.

 

Foto: Estudantes dos curso de Ciências Biológicas, Ciências Físico-Químicas e Ciências Matemáticas da Faculdade de Ciências (1943)

 

Mais informações

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado