Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

A Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto (1803 - 1837)

  Partilhar
ANTECEDENTES

O progresso da Aula de Náutica e da Aula de Debuxo e Desenho, aliado a outros interesses da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, levaram a que a Junta Administrativa se dirigisse mais uma vez ao Princípe Regente, futuro D. João VI, solicitando o estabelecimento, no Porto, de aulas oficiais de comércio e de matemática e de aulas para o ensino das línguas francesa e inglesa. Em resultado deste pedido, um Alvará régio de 9 de Fevereiro de 1803 instituiu a Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto em substituição das Aulas de Náutica e de Debuxo e Desenho, a qual foi ocupar as instalações do Colégio dos Meninos Órfãos.


As actividades lectivas do novo estabelecimento tiveram início em Novembro de 1803. Adoptando um modelo que prefigurava o de um instituto politécnico, a oferta formativa contemplava um Sistema de Doutrinas Matemáticas e Navegação, uma aula de Comércio, outra de Desenho e duas da Língua Inglesa e Francesa, a que se juntava um curso de Filosofia Racional e Moral e uma aula de Agricultura. O corpo docente incluía ainda o apoio de um “mestre de manobras”, que ensinava as matérias relativas aos exercícios de manobra naval.

 

Pela diversidade de saberes que leccionava, a Academia apresentava já um dos traços distintivos da actual Universidade do Porto. A sua existência coincide ainda com o arranque – em 1807 - do longo e amplo projecto de recuperação e reabilitação arquitectónica das instalações do Colégio dos Meninos Órfãos, sobre as quais se ergue o actual Edifício Histórico da Universidade do Porto.

 

Objecto de profunda remodelação curricular durante o governo de Passos Manuel, a Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto acabou por ser inteiramente absorvida pela Academia Politécnica em 1837.

 

Mais informações

 

(Texto adaptado de SANTOS, Cândido dos - Universidade do Porto: raízes e memória da Instituição. Porto: UP, 1996).

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado