Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

A demissão de Ruy Luís Gomes

  Partilhar
1947

A causa próxima da minha demissão foi a atitude que tomei, conjuntamente com o meu assistente Laureano Barros, em relação à prisão, pela P.l.D.E., de uma aluna da Faculdade de Ciências, Nazaré Patacão. Os dois dirigimos uma carta ao director da Faculdade, entendendo que o Conselho Escolar devia reunir e considerar o problema. O Conselho não reuniu e o director chegou mesmo a propor-me que retirasse a carta, pois em caso contrário teria de dar conhecimento dela ao ministro da Educação. Eu não retirei a carta, e o assistente viu rescindido o seu contrato. Pouco depois, eu era afastado do serviço…” (excerto da entrevista de Ruy Luís Gomes à Revista “Fama”, 24 de Maio de 1974)

 

Doze anos após o afastamento de Abel Salazar, um outro professor histórico da Universidade do Porto foi demitido da instituição por motivos políticos. Tratou-se do matemático Ruy Luís Gomes, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências a quem se deve em grande parte a criação do Observatório Astronómico da U.Porto (fundado em 1948) e do Centro de Estudos Matemáticos do Porto, actual Centro de Matemática da U.Porto (1940).

 

Na base do afastamento de Ruy Luís Gomes esteve uma carta enviada ao Governo na qual protestava contra a prisão de uma estudante da FCUP. Pouco depois, era afastado do serviço pelo então ministro da Educação Nacional, Fernando Pires de Lima. “Fui suspenso do exercício e fiquei sem vencimento. Abriram um processo em que fui convidado a depor. O juiz propôs uma pena de seis meses de suspensão. Recorri. O processo chegou ao Conselho Permanente de Acção Educativa, que me aplicou a pena de demissão. Recorri para o Supremo Tribunal Administrativo, mas perdi todos os recursos”, contaria mais tarde em entrevista À Revista “Flama”. Consumado o afastamento, Ruy Luís Gomes foi "legalmente" demitido” em 1948. Com ele foram afastados Laureano Barros, Alfredo Pereira Gomes e José Cardoso Morgado, professores assistentes da FCUP e subscritores da carta.

 

Ainda que a demissão de Ruy Luís Gomes esteja ligada a um episódio concerto, a mesma não pode ser dissociada da intensa actividade política que lhe valeu uma forte perseguição ao longo de mais de uma década (foi preso dez vezes entre 1945 e 1957). Ainda enquanto professor da U.Porto, esteve envolvido na difusão do M.U.D. - Movimento da Unidade Democrática, que se propunha a reclamar um conjunto de liberdades fundamentais, e cuja Comissão Central presidiu até à sua extinção, em 1956. Já depois do afastamento da Universidade, fez parte da comissão de candidatura do general Norton de Mato a presidência da República (1949). Em 1951, protagoniza um momento simbólico ao ser nomeado candidato à Presidência da República pelo M.N.D. “Era a única candidatura apresentada. Ninguém mais apareceu no prazo legal. Aí veio a manobra. O governo salazarista ficou desorientado e recorreu à modificação da legislação, em plena campanha eleitoral. Apareceram então as candidaturas de Quintão de Meireles e de Craveiro Lopes. A minha foi rejeitada. Mesmo assim, ainda fizemos duas sessões eleitorais, uma em Lisboa e outra em Rio Tinto, e nesta todos fomos agredidos barbaramente”.

 

Momento marcante no início do reitorado (1946-1961) de Amândio Tavares – o mais longo da História da Universidade - a decisão do Governo em afastar Ruy Luís Gomes foi mal recebida no seio da instituição. Assim, por proposta de Rodrigo Sarmento de Beires, a Faculdade de Ciências aprovou por unanimidade uma declaração, na qual manifestava a mágoa que sentia pelo afastamento do docente, bem como “as suas invulgares qualidades de investigador e de trabalhador incansável, seu prestígio científico e os imensos serviços prestados à Faculdade”.

 

Apesar da perseguição, Ruy Luís Gomes permaneceu em Portugal até 1958, ano em que se exilou na América do Sul (Argentina e Brasil). Após o 25 de Abril regressou a Portugal e à Universidade do Porto, assumindo o cargo de Reitor até 1976, ano da sua jubilação.

 

Foto: Ruy Luís Gomes (1942) | http://ruyluisgomes.blogspot.com/

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado