Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Ruy Luis Gomes: o primeiro reitor do pós-Revolução

  Partilhar
8 de maio de 1974

Voltar a entrar, agora como reitor, numa Universidade de onde fui expulso há precisamente 27 anos, apenas pelas atitudes que tomei como cidadão, e entrar por iniciativa dos estudantes, é acontecimento que me trouxe uma alegria extraordinária. Posso mesmo dizer, se isso for possível, que é a melhor reparação por tudo aquilo por que passei. E quase diria que foi bom tudo o que passei para agora ter esta sensação extraordinária.” (excerto da entrevista de Ruy Luís Gomes à Revista “Flama”, 24 de maio de 1974)

 

Os tempos que se seguiram à Revolução de Abril representaram um novo e conturbado período da vida da Universidade, marcado por momentos de tensão - como os que levaram ao afastamento de vários professores e funcionários associados ao Antigo Regime -, mas também de grande simbolismo. É nestes que se enquadra a nomeação de Ruy Luís Gomes como primeiro reitor da U.Porto do pós- Revolução, mais de 30 anos após a sua expulsão por motivos políticos.

 

Afastado da Universidade em 1947 e exilado no Brasil desde finais da década de 50, Ruy Luís Gomes voltou a Portugal logo após o 25 de Abril de 1974. Um regresso recebido em festa pela comunidade académica, que desde cedo defendeu a sua nomeação como Reitor. Essa pretensão acabaria por ser correspondida nos termos do decreto da Junta de Salvação Nacional, que decretou a reintegração imediata de Ruy Luís Gomes como professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto e a nomeação como Reitor da Universidade, na qualidade de decano (membros mais velho) do corpo docente.

 

No ato de tomada de posse, a 8 de maio de 1974, Ruy Luís Gomes começou por lembrar os professores afastados do ensino universitário durante o Estado Novo. E disse: “Quero trabalhar com os estudantes, com professores e funcionários, para estabelecer a confiança entre todos e que todos estejam atentos e dispostos a fazer desta Universidade uma escola de investigação científica de trabalho e convivência cívica”.

 

O mandato de Ruy Luís Gomes prolongou-se por pouco mais de um ano, até à sua jubilação, a 5 de dezembro de 1975. Deste período destaca-se o seu envolvimento na fundação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a par de figuras como Corino de Andrade e Nuno Grande. Após a jubilação, Ruy Luís Gomes foi nomeado Reitor Vitalício (Honorário) da Universidade do Porto.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website arquivado