Centenario Universidade do Porto
Myspace U.PortoFacebook U.PortoTwitter U.Porto
NEWSLETTER
 
 

Abel Salazar (1889-1946)

  Partilhar
Médico, cientista, professor, artista plástico

O fundador do Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nasceu em Guimarães, a 19 de Julho de 1889.

 

Diplomado em 1915 pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto, foi assistente de Anatomia-Patológica, Medicina, Histologia, até ser nomeado, em 1919, com apenas 30 anos, professor catedrático de Histologia e Embriologia. No mesmo ano, criou e dirigiu o Instituto de Histologia e Embriologia, onde realizou várias pesquisas para clarificar a estrutura e evolução do ovário, criando o famoso método de coloração tano-férrico, de análise microscópica (Método tano-férrico de Salazar). Enquanto professor, defendeu o ensino apoiado na investigação e na discussão científica e promoveu o autodidatismo dos alunos.

 

Autor reconhecido internacionalmente, publicou centenas de trabalhos científicos, resultado investigações nas áreas do aparelho de Golgi e Para Golgi, ovário, técnica de desenho microscópico, anatomia do cérebro, entre outros temas.

 

Afastado da Faculdade de Medicina em 1935, Abel Salazar centrou as suas preocupações no domínio dos problemas sociais, filosóficos (ideais progressistas), políticos (antifascista), estéticos e literários, assim como na produção artística. Escreveu sobre a filosofia das Ciências e das Religiões e produziu uma vasta obra artística, composta por gravuras, pinturas, aguarelas, desenhos, caricaturas, escultura e invulgares cobres martelados, espólio que pode ser apreciado na Casa-Museu com o seu nome.

 

Em 1941, regressou à Universidade para dirigir o Centro de Estudos Microscópicos da Faculdade de Farmácia. Em 1942 trabalhou com o Instituto Português de Oncologia e publicou um apreciável número de trabalhos científicos no Arquivo de Patologia Pública, a par de obras científicas como Hematologia.

 

A morte inesperada de Abel Salazar em de Dezembro de 1946, transformou-se num momento de contestação ao regime e numa invulgar manifestação de luto, com milhares de pessoas a acompanhar o cortejo fúnebre. Em 1975, a Universidade do Porto prestou-lhe homenagem dando o seu nome ao recém-criado Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

 
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder  |  Topo da Página  |  Imprimir
«AGOSTO 2016»
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
PRÓXIMO EVENTO
Dia da Universidade 2012 22 de Março de 2012

A tradicional Sessão Solene do Dia da Universidade será o ponto culminante das celebrações do Centenário da Universidade do Porto. Pelo Sal...

 
 
FICHA TÉCNICA   |   POLÍTICA DE PRIVACIDADE   |   TERMOS E DIREITOS
copyright 2010 U.PORTO todos os direitos reservados       PRODUCED BY 4Best 4Best

Website
Arquivado